quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Objetivo do Projeto Meias Orfas



A residência tem o objetivo de uma aprendizagem que extrapole o design para alcançar aspectos antropológicos, sociais e econômicos, em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, permitindo a ampliação de horizontes para as partes envolvidas.

Como resultado da residência o projeto contará com uma exposição das obras, publicação de catálogo e documentário em vídeo, narrando o percurso do projeto, desde seu início na França.

A inspiração para o projeto

Arrumando as gavetas de meias de seus filhos adolescentes, Márcia se deu conta de quantas delas estavam sem pares, seus pares haviam misteriosamente desaparecido, e dessa situação tão prosaica começou a imaginar que outras funções poderia ter uma meia, cujo par se perdeu. Resolveu então chamar aquelas meias, solitárias, de meias órfãs e iniciou uma grande coleta de meias órfãs com seus amigos, dando início à primeira coleção, para a qual foi convidada a expor no Grande Prêmio de Criação da Cidade de Paris.
O sucesso da exposição fez com que ela pensasse em trazer o projeto ao Brasil e ampliar seu alcance, utilizando como mote o conceito da recuperação de objetos que perderam a função para o qual foram produzidos.
.


Imagens de alguns atelies com os estudantes em Paris, inspirações, estudos de croquis, pedaços de meias sendo transformadas



Imagens de alguns ateliers com os estudantes em Paris,
inspirações, estudos de croquis, pedaços de meias sendo transformadas.